O GRUPO CONSULPLANO teve a sua origem em Portugal em 1965, sob a designação de ENETE Lda, sendo os projectos de caminhos de ferro a sua área de especialização. Em 1971 a empresa passou a denominar-se ASPA Lda, e passou a dedicar-se a projectos rodoviários em Portugal, com a colaboração da sua nova sócia a firma inglesa WARD, ASHCROFT AND PARKMAN. 

Em 1974, foi feita a primeira tentativa de internacionalização com a fundação em Luanda da ASPA ANGOLA Lda, responsável pelo planeamento e projecto de uma grande zona industrial no Huambo, em parceria com um consórcio inglês.

No início de 1976, a empresa alterou novamente o nome, para a actual designação de CONSULPLANO e começou a diversificar as suas actividades de consultoria, desde auto-estradas a arquitectura, planeamento urbano e de tráfego.

Em 1987, com a entrada de novos accionistas, a empresa passou de Limitada a Sociedade Anónima, com um substancial aumento de capital.

Em 1982, foi fundada em Macau a ASIACONSULT Lda, com a finalidade de desenvolver os estudos de viabilidade do Aeroporto Internacional de Macau e, mais tarde o Plano Director Territorial de Macau.

Em 1985, a holding Dune International, S.A., foi fundada como empresa especializada em relações internacionais no âmbito da consultoria de gestão e financeira assim como em marketing de informação técnica e científica na Europa, no Médio Oriente e no Extremo Oriente.

Em 1987, a recém criada IMOCONSULT. S.A., com sede em Portugal, assumiu gradualmente a responsabilidade dos projectos de engenharia e dos estudos de planeamento do GRUPO, quer no mercado nacional quer no internacional, especializando-se em portos, estaleiros navais, e na elaboração de projectos e assistência técnica de grandes estruturas.

Em 1990, a actividade de Gestão de Empreendimentos do Grupo passou a ser desempenhada pela recém criada FINECO. Esta empresa desenvolveu estudos para a indústria cimenteira em Portugal, incluindo a Madeira e os Açores, o Orçamento a médio prazo (1991-1996) para o Governo de Macau e participou também em várias missões do Banco Mundial em África.

Em 1991, foi constituída em Hong Kong a ASIA CONSULT PACIFIC Ltd, com o objectivo de coordenar os projectos do Grupo na Ásia.

Também em 1991 em Hong Kong foi fundada a GLOBAL INFOCENTRE HONG KONG Ltd, tendo por finalidade fazer a cobertura do mercado de Informação Técnica no Extremo Oriente, desde a R.P. da China e Japão à Austrália e à Nova Zelândia.

Em 1994 esta companhia foi vendida ao IHS, Information Handling Services, e foi criada uma nova companhia a GLOBAL ASIA BUSINESS como uma unidade para a gestão de negócios e distribuição de informação.

Na sua estratégia de expansão a CONSULPLANO S.A., adquiriu em Julho de 1993 ao IPE - Instituto das Participações do Estado, a maioria das acções da PROFABRIL S.A., e reorganizou as suas áreas de actividade com o intutito de racionalizar capacidades e conhecimento, tirando partido da sinergia de um Grupo de muito maior dimensão.

Em 1995 cindiu-se originando a PCG, PROFABRIL CONSULPLANO GESTÃO SGPS S.A., actual holding principal do maior Grupo de Engenharia dos países do Mediterrâneo.

 

 


C.M. Azambuja -
Reservatório Municipal de água, Portugal




Brisa- A3, Porto
Valença, Portugal



Brisa- A3, Porto
Valença, Portugal


vidago.jpg (4930 bytes)
Reabilitação do
Hotel Vidago Palace
Portugal

Mapa do Site | Informações | Mail 

line.gif (816 bytes)